Uma moradia em Mafra é mais cara do que um apartamento de luxo em Miami? Os preços comparados são verdadeiros, mas as redes sociais deixam escapar o preço por metro quadrado da comparação.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. T2 em Mafra é mais caro que um T2 num “condomínio de luxo em Miami”?
Uma moradia em Mafra é mais cara do que um apartamento de luxo em Miami? Os preços comparados são verdadeiros, mas as redes sociais deixam escapar o preço por metro quadrado da comparação.
O tema da habitação continua na ponta da língua de muita gente. Lisboa já foi considerada a segunda cidade mais cara do sul da Europa para vender e arrendar casa, por algumas plataformas imobiliárias. Mais cara que Milão, Barcelona e Madrid, apenas mais barata que Paris.
É neste contexto que circula uma publicação no Facebook a comparar duas fotografias. Primeiro, um apartamento T2 em Miami, nos Estados Unidos, “com vista para o mar, condomínio com ginásio, 3 piscinas” por 325 mil dólares (296 mil euros) e, depois, uma moradia em Mafra, também um T2, mas sem ginásio, piscina ou vista para o mar, apenas com garagem incluída, por 357 mil euros.
O utilizador conclui logo que o mercado imobiliário português, composto “maioritariamente de casas velhas”, é mais caro do que um “condomínio de luxo” em Miami, Florida.
Em ambos os casos, os anúncios são verdadeiros. O apartamento em Miami está à venda por 325 mil dólares (296 mil euros) e a esmagadora maioria das fotografias mostra vista para o mar, uma piscina exterior e um ginásio. Na descrição, no portal Compass Real Estate, que reúne apartamentos e casas para comprar ou arrendar em várias cidades norte-americanas, pode ler-se que o apartamento fica “à beira mar”, tem um parque infantil “ao virar da esquina”, está protegido de “qualquer barulho de trânsito” e tem de facto “três piscinas e um ginásio gigante”. Uma descrição semelhante à que é feita no Facebook…