Subvariante do Covid-19 ‘Kraken’ ligada a alegações infundadas sobre danos ao 5G

Um post de mídia social afirma que o 5G está “prejudicando e matando pessoas”.

Apurado pelo site Fullfact 🇬🇧

Uma postagem no Facebook afirma que as ondas de radiação do 5G estão “prejudicando e matando” pessoas ao “emitir radiação” e vincula as ondas de rádio 5G ao nome da última subvariante do Covid-19, que foi oficialmente apelidada de ‘Kraken’ . 

O post completo afirma: “Não é irônico que eles chamem a nova variante [sic] ‘KRAKEN’ Uma besta mítica que mata nas ondas. As torres 5G estão emitindo ondas de radiação [sic] que estão prejudicando e matando pessoas.”

Já escrevemos muitas vezes sobre teorias da conspiração de que a Covid foi causada pelo 5G ou é uma cobertura para os supostos “efeitos” nocivos da tecnologia na população.

Não há evidências de que o 5G seja perigoso para a saúde das pessoas. Como nas iterações anteriores da tecnologia – 2G, 3G e 4G – 5G usa ondas de rádio para transmitir dados móveis. Outros tipos de tecnologia, como medidores inteligentes e TVs, também usam ondas de rádio.

As ondas de rádio são encontradas na extremidade inferior do espectro eletromagnético e produzem apenas radiação não ionizante, o que significa que não podem danificar o DNA dentro das células da mesma forma que os raios de alta frequência (como raios-x e luz ultravioleta)…

Veja a apuração completa no site Fullfact 🇬🇧