Shakespeare disse que só morte não tinha solução?

Uma frase motivacional corre as redes sociais com autoria atribuído ao dramaturgo inglês do século XVI. Mas não foi nada que Shakespeare tivesse escrito.

Apurado pelo site Observador 🇵🇹

Fact Check. Shakespeare disse que “único problema sem solução é a morte”?

Uma frase motivacional corre as redes sociais com autoria atribuído ao dramaturgo inglês do século XVI. Mas não foi nada que Shakespeare tivesse escrito.

É comum a circulação de frases atribuídas a autores bem conhecidos nas redes sociais, sem que estejam corretamente citadas. Nesta publicação que o Facebook assinalou como passível de confirmação, é atribuída a William Shakespeare uma frase que traz como conclusão que “o único problema que se não se resolve é a morte”. Mas a consideração é mesmo do poeta e dramaturgo inglês?

A frase em questão é a seguinte: “Sempre me sinto feliz, sabes porquê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a! Viva intensamente e recorde: Antes de falar… Escute! Antes de escrever… Pense! Antes de criticar… Examina-te! Antes de ferir… Sente! Antes de orar… Perdoe! Antes de gastar… Ganhe! Antes de render-te… Tente de novo! Antes de morrer… Viva!!!” Nas redes sociais é possível encontrá-la diversas vezes e com a assinatura de Shakespeare atribuída, mas não foi ele que a escreveu.

A frase em causa não surge só em publicações em Portugal, mas corre o mundo inteiro, sendo possível encontrá-la em espanhol e em inglês, por exemplo, sempre com a mesma atribuição ao dramaturgo inglês. No entanto, nenhuma dessas publicações refere a que obra concreta pertence a pretensa frase de Shakespeare e esse é um primeiro problema…

Veja a apuração completa no site Observador 🇵🇹