Uma frase motivacional corre as redes sociais com autoria atribuído ao dramaturgo inglês do século XVI. Mas não foi nada que Shakespeare tivesse escrito.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Shakespeare disse que “único problema sem solução é a morte”?
Uma frase motivacional corre as redes sociais com autoria atribuído ao dramaturgo inglês do século XVI. Mas não foi nada que Shakespeare tivesse escrito.
É comum a circulação de frases atribuídas a autores bem conhecidos nas redes sociais, sem que estejam corretamente citadas. Nesta publicação que o Facebook assinalou como passível de confirmação, é atribuída a William Shakespeare uma frase que traz como conclusão que “o único problema que se não se resolve é a morte”. Mas a consideração é mesmo do poeta e dramaturgo inglês?
A frase em questão é a seguinte: “Sempre me sinto feliz, sabes porquê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a! Viva intensamente e recorde: Antes de falar… Escute! Antes de escrever… Pense! Antes de criticar… Examina-te! Antes de ferir… Sente! Antes de orar… Perdoe! Antes de gastar… Ganhe! Antes de render-te… Tente de novo! Antes de morrer… Viva!!!” Nas redes sociais é possível encontrá-la diversas vezes e com a assinatura de Shakespeare atribuída, mas não foi ele que a escreveu.
A frase em causa não surge só em publicações em Portugal, mas corre o mundo inteiro, sendo possível encontrá-la em espanhol e em inglês, por exemplo, sempre com a mesma atribuição ao dramaturgo inglês. No entanto, nenhuma dessas publicações refere a que obra concreta pertence a pretensa frase de Shakespeare e esse é um primeiro problema…