Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Publicação descontextualizada. É verdade que Lindsey Graham disse que apoio dos Estados Unidos à Ucrânia era o “melhor dinheiro gasto”, mas não em referência direta aos russos que morreram na guerra.
Fact Check. Senador dos EUA diz que russos mortos na Ucrânia é o “melhor dinheiro gasto”?
Publicação descontextualizada. É verdade que Lindsey Graham disse que apoio dos Estados Unidos à Ucrânia era o “melhor dinheiro gasto”, mas não em referência direta aos russos que morreram na guerra.
O vídeo mostra Lindsey Graham, senador republicano dos Estados Unidos (EUA), sentado numa mesa redonda com outras quatro pessoas, entre elas o Presidente ucraniano. Numa breve interação, Volodymyr Zelensky afirma que o povo da Ucrânia “vai ser [livre]”. Em resposta, Lindsey Graham acrescenta, de acordo com as legendas que acompanham este vídeo, que “os russos estão a morrer” e que “[este] é o melhor dinheiro que já gastámos”, numa alegada referência ao apoio financeiro dos Estados Unidos à Ucrânia, na sequência da invasão russa que já dura há mais de um ano.
Este suposto comentário do senador norte-americano durou breves segundos mas teve repercussões políticas a nível mundial. Levou mesmo o Ministério do Interior da Rússia a emitir um mandado de prisão contra Graham, pelos alegados comentários feitos sobre a guerra na Ucrânia (mas sem referir de que crimes Graham é suspeito). Também o ministro russo dos Negócios Estrangeiros acusou o republicano de, com estas declarações, estar a “encorajar” o homicídio de russos. Já a porta-voz do gabinete de Sergei Lavrov desafiou o senador norte-americano a dizer publicamente se as palavras que disse foram tiradas do contexto. Mas será que foram?
O vídeo foi originalmente divulgado pelo chefe de gabinete de Zelensky a 26 de maio, depois daquela que foi a terceira visita de Lindsey Graham à Ucrânia desde o início da invasão. No Twitter, Andriy Yermak escreveu que Kiev está “grato” ao republicano “pelo encontro e pelo impacto no sistema de defesa da Ucrânia” e partilha um vídeo sem legendas e claramente editado desta visita à capital. Nele, o senador da Carolina do Sul aparece, tal como alega a publicação, a dizer que “os russos estão a morrer”. Lindsey Graham surge também, ainda que num plano diferente da gravação, a classificar como “o melhor dinheiro gasto” o apoio dos Estados Unidos às autoridades ucranianas — que, de acordo com a plataforma do Instituto Kiel, que acompanha o financiamento atribuído à Ucrânia, já ultrapassa os 70 mil milhões de euros…