Publicação alega que vídeo de dois dançarinos na verdade são robôs construídos na China. Mas trata-se de um episódio de um programa britânico.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Robôs que parecem humanos protagonizam dança clássica na Disneyland de Xangai?
Publicação alega que vídeo de dois dançarinos na verdade são robôs construídos na China. Mas trata-se de um episódio de um programa britânico.
Está a circular uma publicação que alega que um vídeo de dois dançarinos mostra na verdade robôs, aparentemente humanos, a dançar na Disneyland de Xangai. O utilizador diz mesmo que “os robôs parecem tão reais, têm expressões faciais e movimentos tão perfeitos, que não se podem distinguir de pessoas reais”. Não é a primeira vez que surgem este tipo de publicações na internet, a Agence France Presse já desmentiu vários casos semelhantes, em que vídeos de seres humanos foram partilhados como sendo de robots a dançar. E, tal como nestes casos, as alegações feitas na publicação em análise neste artigo são falsas.
Uma pesquisa pelas imagens mostra que o vídeo original foi publicado em 2013 no canal de Youtube da BBC One. Na descrição, é possível ler que a dança foi executada no programa Strictly Come Dancing. Uma valsa vienesa protagonizada por Abbey Clancy e Aljaz, que venceram a edição do programa no ano de publicação destas imagens.
Abbbey Clancy nasceu a 10 de janeiro de 1986, é uma modelo britânica também conhecida do pequeno ecrã. Foi uma das finalistas do programa Britain’s Next Top Model em 2006 e apresenta o programa desde 2015…