Protesto de enfermeiros gravado em setembro de 2022 volta a circular como se fosse contra Lula

Apurado pelo site Aos Fatos

Um vídeo que mostra centenas de enfermeiros gritando palavras de ordem na rodoviária de Brasília não tem relação com o atual governo e foi gravado em setembro de 2022, antes da vitória eleitoral de Lula (PT), ao contrário do que sugere a legenda incluída na versão que voltou a circular. A gravação foi feita um dia após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso suspender a lei que instituiu o piso da enfermagem, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL). É possível ouvir no vídeo os manifestantes gritarem “Enfermagem na rua, Barroso, a culpa é sua”.

O vídeo descontextualizado acumula mais de 1,3 milhão de visualizações no TikTok e 300 mil no Kwai até a tarde desta segunda-feira (13). No Facebook, o conteúdo também foi compartilhado centenas de vezes.

Um vídeo em que centenas de enfermeiros gritam palavras de ordem não mostra uma manifestação contra o presidente Lula e a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, ao contrário do que sugere a legenda incluída na versão que voltou a circular. O registro original foi feito em setembro de 2022, ainda durante o governo anterior.

..

Veja a apuração completa no site Aos Fatos