Uma publicação atribui uma citação a Pelé em que o jogador supostamente mostra apreciação por Hitler. Está repleta de informações historicamente erradas e nunca foi dita pelo futebolista.
Apurado pelo site Observador
Fact Check. Pelé jogou pela seleção da Alemanha Nazi e participou nos Jogos Olímpicos?
Uma publicação atribui uma citação a Pelé em que o jogador supostamente mostra apreciação por Hitler. Está repleta de informações historicamente erradas e nunca foi dita pelo futebolista.
Estão a circular nas redes sociais citações atribuídas ao brasileiro Pelé em que o futebolista supostamente afirma ter jogado pela seleção da Alemanha nos Jogos Olímpicos de 1936 em Munique, já com o regime nazi instalado. Nas ditas citações, Pelé refere-se a Adolf Hitler como “um ótimo amigo e conselheiro”, afirma que foi visitado pelo líder nazi quando se lesionou e que gostaria de dizer uma última vez: “Hi, Hitler” [sic].
A citação em causa é a seguinte:
Várias informações históricas permitem desmontar imediatamente esta citação, que nunca foi proferida por Pelé. É que os Jogos Olímpicos de 1936 não foram em Munique, mas sim em Berlim: o evento desportivo só aconteceu em Munique 36 anos mais tarde, em 1972, muito depois da queda do nazismo, em 1945. Além disso, Pelé (cujo nome completo é Edson Arantes do Nascimento) só nasceu em 1940 e apenas foi contemporâneo de Hitler por cinco anos. Quando nasceu, os Jogos de 1936 já tinham acontecido quatro anos antes. E em 1972, quando o evento decorreu em Munique, Pelé tinha 32 anos, mas já se tinha reformado da seleção do Brasil no ano anterior — o seu último jogo com a camisola canarinha aconteceu em julho de 1971, no mítico estádio do Maracanã.
Mesmo que tudo se tratasse de um erro de datas, Pelé nunca jogou pela seleção da Alemanha: só representou a seleção do Brasil ao longo da sua carreira e nem assim alguma vez participou nos Jogos Olímpicos. À época, as regras do Comité Olímpico Internacional ditavam que os atletas que ganhassem dinheiro com o futebol não podiam participar — uma regra que também se aplicava ao basquetebol, mas que veio a ser flexibilizada já nos anos 80, como recordou o G1 por ocasião da morte de Pelé…