O que se sabe sobre o “Sul”, a possível moeda comum sul-americana

O presidente Alberto Fernández e seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, confirmaram que há negociações para a implementação de uma moeda regional para intercâmbio comercial.

Apurado pelo site Chequeado

O presidente Alberto Fernández e seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, confirmaram que há negociações para a implementação de uma moeda regional para intercâmbio comercial.

O ministro da Economia, Sergio Massa, explicou que inicialmente seria um projeto entre Argentina e Brasil; e então outros países sul-americanos seriam convidados.

Especialistas apontam que poucos detalhes do projeto são conhecidos e que há muitos detalhes operacionais a serem resolvidos. Que precedentes existem de medidas semelhantes.

O Presidente da Nação, Alberto Fernández, e o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio “Lula” da Silva , anunciaram em comunicado conjunto que está a ser negociado o lançamento de uma moeda comum.

“Pretendemos quebrar as barreiras do nosso câmbio, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso das moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e reduzindo nossa vulnerabilidade externa ”, garantiram os presidentes.

No último domingo, da Silva e sua comitiva chegaram a Buenos Aires para reuniões prévias à reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) . Na sala branca da Casa Rosada, o ministro da Economia, Sergio Massa, e seu homólogo brasileiro, Fernando Haddad, assinaram um “memorando de entendimento sobre integração econômica e financeira”, cujo texto ainda não foi divulgado…

Veja a apuração completa no site Chequeado