O número da linha de ajuda do esquema de carona gratuita de Ludhiana para a segurança das mulheres viralizou como uma iniciativa do governo de Maharashtra.

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

A segurança das mulheres em nosso país sempre foi uma prioridade. Com muitos incidentes recentes de crimes contra mulheres, o governo tomou muitas medidas para garantir sua segurança. 

No contexto disso, um post está se tornando viral nas mídias sociais, alegando que o governo de Maharashtra tomou uma iniciativa chamada ‘Esquema Free Ride’ para mulheres. Diz ainda que se não houver viatura disponível para as mulheres poderem ir para casa, podem ligar para a linha de apoio da Polícia 1091 ou 7837018555 e pedir uma viatura. A sala de controle ou veículo de PCR alcançará a pessoa que ligou e a deixará em casa. 

Facebook | Arquivo

– 

Uma pesquisa por palavra-chave no Google nos levou ao relatório do Hindustan Times publicado em 1º de dezembro de 2019. De acordo com o relatório, a polícia de Ludhiana lançou uma instalação noturna gratuita de coleta e entrega na cidade para a segurança das mulheres. A polícia de Ludhiana tem 28 veículos SHO, 110 motocicletas PC e 10 vans. De acordo com o Comissário de Polícia, esta facilidade está disponível para qualquer mulher que não conseguiu um veículo de transporte para voltar para casa entre as 22h00 e as 06h00. Esta iniciativa foi tomada após um incidente de estupro coletivo em Hyderabad. 

Além disso, quando Fact Crescendo contatou Rakesh Agarwal, o então comissário de polícia de Ludhiana, ele disse que as mulheres deveriam entrar em contato com a linha de apoio número 1091 ou 7837018555 se não houver acordo para ir para casa tarde da noite. As mulheres serão levadas para casa em segurança em um veículo da polícia.

A mesma mensagem se tornou viral em Bangalore há quatro anos. A polícia da cidade de Bangalore refutou as alegações virais em sua conta oficial do Facebook e disse que medidas rígidas seriam tomadas contra aqueles que espalhassem tais mensagens…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳