Nenhuma evidência de criminosos se passando por oficiais de assuntos internos na África do Sul

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: Uma mensagem está circulando nas mídias sociais na África do Sul, alertando as pessoas para tomarem cuidado com possíveis ladrões que se passam por funcionários do departamento de assuntos internos. Mas esta é uma postagem viral antiga da qual não há evidências, nem na África do Sul nem em outras partes do mundo.

“Cuidado, a última forma de roubar uma casa é um grupo indo de porta em porta fingindo ser oficiais de assuntos internos”, dizem as postagens do Facebook . “Eles têm documentos e papéis timbrados do Departamento de Assuntos Internos e afirmam confirmar que todos têm uma carteira de identidade válida para o próximo censo.”

Se você der acesso a essas pessoas, “elas então saqueiam as casas”, diz a reivindicação. “Observe que nenhuma iniciativa desse tipo foi tomada pelo governo … Eles estão por toda parte e parecem apresentáveis. Por favor, alerte sua família e amigos.”

A reclamação também foi enviada para a África Check em nossa linha WhatsApp . 

Em 2021, golpistas que fingiam trabalhar para a Statistics South Africa (Stats SA) foram de porta em porta na província de Limpopo, pedindo ao público que fornecesse seus dados bancários…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦