Não, segunda-feira, 20 de março de 2023, não é um feriado no Quênia para permitir protestos, como afirma o aviso do jornal fabricado

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: O líder da oposição queniana Raila Odinga convocou uma ação em massa em 20 de março. Mas as alegações nas mídias sociais de que o dia é feriado não são apoiadas por nenhuma evidência.

As queixas da oposição incluem o alto custo de vida, o resultado das eleições gerais de agosto de 2022, nas quais Odinga perdeu para o presidente William Ruto, e as próximas reformas eleitorais.

Odinga também declarou o dia, de forma polêmica , um feriado público pelo que ele disse ser para permitir que os quenianos participassem dos protestos em massa.

É a propósito disso que surgiu nas redes sociais o que parece ser um “número especial” do Kenya Gazette, a publicação oficial do governo . É datado de 17 de março de 2023 e numerado 134.

“É notificado para informação geral que, no exercício dos poderes conferidos pelas seções 3 conforme lido com a seção 2 (2) da Lei de Feriados (Cap. 110), o Secretário de Gabinete do Interior e Coordenação do Governo Nacional declara segunda-feira , 20 de março de 2023, um feriado que marca o Dia de Ação em Massa”, diz o aviso…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦