Não, o vídeo não mostra policiais quenianos espancando dois homens durante um protesto contra o custo de vida em março de 2023.

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO: A mídia social queniana foi inundada com vídeos de brutalidade policial após o apelo do líder da oposição Raila Odinga para uma ação em massa em 20 de março de 2023. Mas um vídeo que circula no Twitter é antigo, não foi gravado durante o protesto de 20 de março.

No vídeo, um dos homens está deitado de bruços enquanto os policiais o espancam, enquanto o outro é agarrado e forçado a se deitar enquanto é chicoteado. Ele pode ser ouvido gritando de dor.

O texto que acompanha o vídeo diz : “Ao vivo no distrito comercial central da cidade de Nairobian”. O post atraiu mais de 150.000 visualizações.

“Estamos sempre assistindo, @DCI_Kenya @NPSOfficial_KE @IPOA_KE espero que você veja isso. A brutalidade policial está aumentando, mas você não faz nada a respeito. Estava em paz até a chegada desses bandidos. Os quenianos têm seus direitos. Covardes. Raila Odinga e Dpp deveriam falar #Maandamano ”, diz outro post no Twitter.

“Maandamano” é Kiswahili para demonstração…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦