Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: Muhammadu Buhari deve entregar a presidência nigeriana a Bola Tinubu em 29 de maio de 2023, e era amplamente esperado que ele dissolvesse o conselho executivo federal em uma reunião de despedida em 24 de maio. Mas, apesar dos relatos, isso não aconteceu.
O conselho executivo federal da Nigéria é composto por ministros de gabinete . Cada ministro é um conselheiro do presidente da Nigéria, que atua como presidente do conselho.
Muhammadu Buhari foi empossado como presidente da Nigéria em 29 de maio de 2015. Depois de cumprir dois mandatos, ele deve entregar o cargo ao presidente eleito Bola Tinubu em 29 de maio de 2023.
Em 24 de maio, Buhari presidiu uma reunião de despedida do conselho executivo federal. Foi realizada nas câmaras do conselho da casa do estado em Abuja.
O vice-presidente da Nigéria, Prof. Yemi Osibanjo , e todos os 44 ministros e ministras de estado estiveram na reunião. Os nigerianos esperavam que Buhari dissolvesse o conselho durante a reunião, já que seu mandato terminaria em poucos dias…