Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO: Gbadebo Rhodes-Vivour teve que lidar com muitos rumores sobre suas qualificações. Uma nova alegação de que ele corre o risco de ser excluído da eleição de 18 de março de 2023 por causa de sua identidade é, como insinuações anteriores, falsa.
O tweet afirma que isso ocorre porque Rhodes-Vivour apresentou um nome diferente à Comissão Eleitoral Nacional Independente (Inec) do país.
O usuário que faz a denúncia está respondendo a um tweet de Rhodes-Vivour , que compartilhou uma foto de seu mestrado em arquitetura pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.
“ Este é um gol contra. David Lyon foi desclassificado porque seu nome de vice no INEC não batia com os nomes em seu certificado. Você se apresentou como GBADEBO ao INEC enquanto seu certificado traz PATRICK. Com toda a honestidade, você está perdendo seu tempo porque seria DESQUALIFICADO!” o tweet lido.
David Lyon venceu a eleição para governador do estado de Bayelsa em novembro de 2019, mas foi desqualificado pela Suprema Corte um dia antes de ser empossado…