Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo não mostra os destroços do balão espião chinês. O vídeo é de 2017 e mostra a queda de um satélite no Brasil.
Um grande balão chinês suspeito de realizar vigilância flutuou por uma grande faixa dos EUA, de Montana às Carolinas, no início de fevereiro. Um caça voando a cerca de 58.000 pés disparou um único míssil ar-ar e atingiu o balão em 4 de fevereiro. Nas redes sociais, as pessoas têm compartilhado fotos e vídeos do balão. Em meio a isso, notamos um vídeo que mostra os destroços do que parece ser um satélite artificial com um balão danificado preso a ele. Cerca de dois metros a dois metros de comprimento, dentro de uma área de floresta, está circulando amplamente nas redes sociais.
A legenda do vídeo afirma: “Primeiro vídeo do balão espião chinês abatido!! #ChineseSpyBalloon #ChinaSpyBalloon #Balloon #spyballoon”
Link do arquivo
Verificação de fatos –
Começamos nossa investigação conduzindo uma pesquisa reversa de imagens no Google, que nos levou a um blog espacial que fornecia informações de satélite. A página mostrava um link para o mesmo vídeo viral carregado no YouTube em 2 de julho de 2017. Quando traduzido para o inglês, a legenda do vídeo diz “Satélite desconhecido cai no Brasil”. Na descrição eles assumem “O objeto visto no céu sobre Natal era o satélite chinês FSW-3 2, responsável por tirar fotografias da Terra. O NORAD, serviço norte-americano responsável pelo monitoramento de satélites ao redor do planeta, confirmou que o objeto era um satélite e não um meteorito.
Em buscas adicionais, descobrimos que o mesmo vídeo foi carregado em outro canal do YouTube em 1º de julho de 2017 com a legenda “Satélite cai no Brasil”
Outras pesquisas nos levaram ao site Metabunk.org , que investiga teorias da conspiração. De acordo com um artigo de 1º de julho de 2017, um pedaço de papel colado na parte de trás dos destroços tinha as palavras “CONTATAR A EQUIPE DE RECUPERAÇÃO DO PROJETO LOON”. O artigo mencionava que um satélite pousou em 15 de maio de 2017…