Não, a comissão eleitoral da Nigéria não registrou nenhum voto para o candidato presidencial do Partido Trabalhista em Obot Akara, estado de Akwa Ibom

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

EM RESUMO : Uma mensagem viral nas redes sociais acusa a comissão eleitoral da Nigéria de fraudar a recente eleição presidencial ao não registrar votos para o Partido Trabalhista na área do governo local de Obot Akara, no estado de Akwa Ibom. Mas a afirmação é baseada em resultados antigos. Os resultados completos mostram que o Partido Trabalhista obteve 2.542 votos.

Ele afirma que o Inec registrou zero votos para o Partido Trabalhista na área do governo local de Obot Akara, no estado de Akwa Ibom , no sul-sul da Nigéria, e o partido obteve apenas 135 votos em uma unidade de votação na área do governo local.

“INEC marcou LP [Partido Trabalhista] 0 votos em Obot Akara LGA do estado de Akwa Ibom enquanto LP teve 135 votos em apenas 1 unidade de votação em Obot Akara (Village Hall, Mbakpo Nkap no distrito de Nto Edino IV). Os resultados do INEC para o estado de Akwa Ibom foram massivamente manipulados. Este é o maior aparelhamento desde 1999”, diz um tweet que tem mais de meio milhão de visualizações e foi retuitado mais de 8.300 vezes.

O tweet inclui uma captura de tela de uma atualização dos resultados da eleição presidencial exibida enquanto o Inec anunciava os resultados para a área do governo local de Obot Akara. Também trazia uma foto do resultado da unidade de votação a que se referia. 

A mensagem também foi postada no Facebook aqui , aqui , aqui , aqui , aqui e aqui …

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦