Apurado pelo site UOL Confere
Uma mensagem com informações falsas sobre mortes por infarto e AVC em Campina Grande (PB) circula no WhatsApp acompanhada de um vídeo da médica antivacina Maria Emilia Gadelha Serra. O texto relaciona incorretamente as mortes à vacina contra covid-19. Os dados são falsos e o vídeo da médica foi desmentido ano passado.
O que diz a mensagem? “Já faleceram só em Campina Grande, 1322 pessoas de infarto do miocárdio e AVC nos últimos 05 meses e os casos continuam acontecendo. Nos próximos dias, darão início a uma nova campanha de matança chamada bivalente.Cuidado não tomem esse experimento genético quântico. A intenção é matar 3 bilhões de pessoas em todo mundo.* A N.O.M. agradece a quem tomar e ceder sua vaga aqui na terra. CONFIRA o RECADO DESSA MÉDICA. Para se prevenir da “super gripe anunciada”, aumente a imunidade e não tenha medo, tenha Fé”.
Dados estão incorretos e não há relação com covid-19. Ao contrário do que afirma a mensagem, o número de pessoas que morreram por infarto ou complicações e AVC nos últimos cinco meses em Campina Grande (PB) é de 120. Em todo o estado da Paraíba, morreram 897 entre outubro, novembro e dezembro de 2022 e janeiro e fevereiro de 2023 de AVC e infarto. O número é inferior ao que a mensagem atribui apenas ao município de Campina Grande (os dados podem ser consultados aqui)…