Cheias em São Paulo fizeram milhares de desalojados na semana do Carnaval. Lula só deu dois milhões de apoios, enquanto Bolsonaro na mesma situação deu 700? Nem números, nem as cheias são comparáveis.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Lula da Silva só deu dois milhões de reais às vítimas das cheias em São Paulo?
Cheias em São Paulo fizeram milhares de desalojados na semana do Carnaval. Lula só deu dois milhões de apoios, enquanto Bolsonaro na mesma situação deu 700? Nem números, nem as cheias são comparáveis.
Em fevereiro, em plena semana do Carnaval, seis municípios do litoral do Estado brasileiro de São Paulo foram atingidos por chuvas torrenciais que fizeram dezenas de vítimas mortais e forçaram mais de duas mil pessoas a abandonar as suas casas.
Foi decretado estado de calamidade, nas cidades de São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. Dias depois, o OPresidente Lula da Silva sobrevoou a área afetada pelas cheias e esteve ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (eleito pelo partido de Jair Bolsonaro) e do presidente de câmara de São Sebastião (eleito pelo Partido da Social Democracia Brasileira) para mostrar ao povo do Brasil “um governador, um presidente e um prefeito” de partidos diferentes a trabalhar “em função de uma coisa comum e que atinge todos nós”.
Mas estão a ser partilhadas dúvidas nas redes sociais sobre a atuação do Governo Federal do Brasil, durante as cheias que atingiram o Estado de São Paulo. No Facebook, um utilizador partilha duas imagens, lado a lado, de duas notícias da Globo.
A primeira notícia, de 31 de dezembro de 2021, destaca como título: Jair Bolsonaro liberta “700 milhões de reais para assistência à população de áreas afetadas pelas fortes chuvas”. Estas cheias provocaram 45 mortes e deixaram mais de cem mil pessoas desalojadas, na Bahia e em Minas Gerais. A segunda notícia refere-se à atuação do Governo de Lula da Silva relativamente às cheias mais recentes, em fevereiro de 2023, em São Paulo: “Governo federal anuncia dois milhões de reais para ajudar as vítimas do temporal no litoral de São Paulo.”..