Projeto de combate a notícias falsas está parado na Câmara desde o primeiro semestre de 2022. Assunto é visto como necessário a Lula, mas governo foca em outras pautas no momento
Apurado pelo site Correio Braziliense
Em evento no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (13/3), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), usou a palavra equilíbrio para falar da discussão das relações entre liberdade de expressão, redes sociais e democracia.
O tema ganhou força novamente na Casa ao, na semana passada, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) realizar discurso transfóbico, ao subir na tribuna de peruca feminina e dizer que há homens que “se sentem mulheres”.
“A sociedade brasileira espera que os administradores, os representantes eleitos e os magistrados deste país consigam encontrar, o quanto antes, uma forma de equilibrar o fenômeno das redes sociais, da democracia e da liberdade de expressão, para que possamos avançar com tranquilidade no caminho da estabilidade política e do progresso social e econômico que dela decorre”, disse Lira.
Lira acrescentou que “encontrar esse equilíbrio não é uma utopia, é uma necessidade”. Com a fala, o presidente da Câmara acena positivamente para o projeto de lei 3620/2020 (PL 3620/2020), aprovado no Senado em 2022, mas empacado na Câmara, após a bancada governista à época ter alinhado o travamento da pauta com os partidos que a integram…