Apurado pelo site CNN Brasil
É enganoso que o piloto de Fórmula 1 (F1) Lewis Hamilton tenha carregado a bandeira do Brasil ao final do Grande Prêmio (GP) de São Paulo, em Interlagos, em 2022, e que isso tenha sido um apoio aos atos golpistas que ocorrem no Brasil
Enganoso: É enganoso que o piloto de Fórmula 1 (F1) Lewis Hamilton tenha carregado a bandeira do Brasil ao final do Grande Prêmio (GP) de São Paulo, em Interlagos, em 2022, e que isso tenha sido um apoio aos atos golpistas que ocorrem no Brasil. O vídeo usado na peça de desinformação é de 2021, quando Hamilton realmente carregou a bandeira após ganhar a corrida, numa forma de homenagear seu ídolo na categoria, o piloto brasileiro Ayrton Senna, morto em 1994, que tinha o mesmo costume.
Conteúdo investigado: Vídeo que mostra o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton carregando a bandeira do Brasil ao fim do Grande Prêmio (GP) de São Paulo, em Interlagos. Na imagem, lê-se a data 13/11/2022 e as frases “Que emoção”, “Até ele (Hamilton) está com a Nação Brasileira” e “obrigado pelo carinho nossa luta não acabou”.
Apesar de parte dos comentários alertarem que o vídeo foi gravado em 2021, diversos usuários relacionaram o gesto de Hamilton com as manifestações antidemocráticas que estão acontecendo no país atualmente.
Onde foi publicado: TikTok…