Juice Jacking Attack: Seu telefone pode ser hackeado por meio de um carregador malicioso?

Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳

À medida que os cibercriminosos se tornam mais sofisticados, os golpes online atingem novos níveis de complexidade e sofisticação. Longe vão os dias de esquemas facilmente identificáveis ​​de e-mails de phishing ou sites falsos; eles agora vêm na forma de enganos bem elaborados pelos quais até os mais experientes em tecnologia podem se apaixonar.

Um desses “truques sofisticados” ocorreu em Hyderabad, onde um CEO experiente em tecnologia supostamente teve 16 lakh rúpias roubadas de sua conta bancária depois que seu telefone foi invadido por um carregador malicioso.

A elaborada mensagem viral menciona que o dinheiro foi roubado sem nenhuma chamada OTP ou link online enviado ou aberto. Além disso, alega-se que os oficiais do crime cibernético descobriram que o carregador móvel do CEO foi trocado no escritório, onde um microchip foi instalado para copiar e hackear todos os dados.

A mensagem é seguida por um aviso para ser cauteloso ao usar carregadores e cabos USB e evitar carregar dispositivos em locais desconhecidos ou não confiáveis.

Original – Linkedin

Qual é a verdade?

Uma leitura cuidadosa da mensagem viral indica que ela está repleta de afirmações infundadas. Não são fornecidos detalhes específicos sobre a empresa da qual o CEO foi roubado, nem há uma data para o incidente. Essa inconsistência nos faz questionar a precisão da mensagem.

Após a pesquisa por palavra-chave, descobrimos que não houve nenhum caso relatado em Hyderabad. Nenhuma fonte de notícias respeitável informou sobre esse hacking e roubo. Não foi possível localizar nenhuma declaração policial ou comunicado à imprensa sobre o roubo do CEO depois que seu telefone foi hackeado por meio de um carregador malicioso…

Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳