Transferência de funções, no Ministério das Finanças, da mulher de João Galamba levantou outras dúvidas, com alegações falsas nas redes sociais, como esta que aqui analisamos.
Apurado pelo site Observador 🇵🇹
Fact Check. Galamba é “patrão” de mulher de Medina e Medina é “patrão” da mulher de Galamba?
Transferência de funções, no Ministério das Finanças, da mulher de João Galamba levantou outras dúvidas, com alegações falsas nas redes sociais, como esta que aqui analisamos.
“PS, o partido do swing.” A conclusão que surge nesta publicação que se tornou viral no Facebook tem por base dois alegados factos: a mulher do ministro das Finanças “tem como patrão” o ministro das Infraestruturas e a mulher deste último tem como patrão Fernando Medina. O Observador foi verificar cada um dos dados e verificou que o que é afirmado não está correto.
A publicação surge na semana em que suscitou polémica a mudança de funções de Laura Cravo, casada com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, dentro do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças. Em março de 2022 passou a coordenadora de Departamento de Serviços Financeiros, mas sem que qualquer nomeação para o cargo fosse publicada em Diário da República, o que o Ministério tutelado por Fernando Medina justificou com o facto de não se tratar de uma função de “dirigente na Administração Pública”.
Laura Cravo trabalha no Ministério das Finanças, onde estava antes de Fernando Medina ter sido escolhido para a pasta — a ligação a este Ministério já tinha sido referida pelo Observador num artigo publicado quando o Governo criou um questionário de verificação interna de incompatibilidades. A 14 de abril, o Ministério emitiu uma nota com mais explicações sobre este assunto, incluindo que Laura Cravo não pretende a renovação do mandato para lá de 2023…