Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
EM RESUMO : O governo do Quênia está lutando contra o banditismo na região de North Rift, onde lançou recentemente uma nova operação policial e militar. Mas as fotos que circulam com a alegação de que os bandidos têm apoio do governo são enganosas – elas foram tiradas há cinco anos, em 2018.
Em meados de fevereiro de 2023, começaram a circular fotos online com alegações de que mostravam uma operação recente bem-sucedida – e que as forças de segurança estavam envolvidas no banditismo.
As fotos mostram três civis, um Toyota Land Cruiser com placa do governo queniano, seis fuzis e vários cartuchos de munição.
Um post no Twitter com mais de 10.000 visualizações os legenda: “Um veículo com o número de registro GKB345M foi preso ao longo da estrada Lodwar – Kakuma com seis fuzis AK 47 e seis pentes junto com 30 cartuchos de munição, todos escondidos atrás do banco do motorista”.
Lodwar e Kakuma estão no condado de Turkana , no noroeste do Quênia , perto das fronteiras de Uganda , Sudão do Sul e Etiópia …