Falso: Yván Gil: Na Venezuela não há um único preso político

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por Cotejo.info

Em 29 de outubro de 2024, Yván Gil, ministro das Relações Exteriores da Venezuela , garantiu que na Venezuela “não há um único preso político” e que existe um Estado de direito funcional. A afirmação foi feita desde a Colômbia, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade.

Ao ser questionado pelo jornalista da emissora Blu Radio sobre o número de presos políticos na Venezuela, Gil respondeu:

“Na Venezuela não há presos políticos, não há um único preso político. A Venezuela é um país livre de presos políticos. Na Venezuela há paz, convido você a ir […] você pode ir às ruas, ver a paz, ver a alegria, as pessoas trabalhando, o crescimento econômico”.

Não é a primeira vez que Yván Gil afirma que não há presos políticos na Venezuela. Em 2017, quando exercia o cargo de vice-ministro das Relações com a União Europeia, fez esta afirmação e destacou também que no país não havia “emergência humanitária”, mas sim menor disponibilidade de alimentos, conforme noticiou a agência de notícias DW .

A equipa do Cotejo.info analisou o recente discurso do chanceler e determinou que é mentira que não há presos políticos. Testemunhos dos próprios reclusos e dos seus familiares, bem como números de ONG nacionais e internacionais, documentam de forma precisa e detalhada as detenções de cidadãos – tanto da oposição como da sociedade civil em geral – que têm sido levadas a cabo pelas forças de segurança. segurança do Estado, sem respeitar o devido processo…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪