Falso: World Economic Forum não disse que todos usarão uniformes até 2030

Apurado pelo site Reuters

Um relatório sobre medidas de redução de emissões que as cidades poderiam adotar para atingir as metas climáticas em 2030 não foi produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) e não pede que as pessoas abandonem a moda e usem uniformes, como sugerido em uma manchete compartilhada online que implica o WEF endossou esse objetivo.

“WEF diz que a moda será abolida até 2030: ‘Todos os humanos usarão uniforme’”, diz a manchete que circula no Twitter e no Facebook , .

As reivindicações online interpretam erroneamente um relatório de um parceiro do WEF, que apresenta análises de corte de emissões por meio da redução de compras de roupas, entre outras medidas, mas não menciona a abolição da moda ou do uso de uniformes.

A manchete pertence a um artigo de 3 de julho no site do The People’s Voice . Ele cita um relatório intitulado “O futuro do consumo urbano em um mundo de 1,5 graus” publicado em 2019 pela empresa de design sustentável Arup Group, com sede no Reino Unido, em colaboração com a Universidade de Leeds e C40 cities, uma rede de prefeitos em todo o mundo. comprometidos em lidar com as mudanças climáticas .

A Arup é um “parceiro” do WEF, que Yann Zopf, porta-voz do WEF, disse ser como a organização chama seus membros ( www.weforum.org/partners ). Eles pagam uma taxa anual para participar das atividades do Fórum…

Veja a apuração completa no site Reuters