Apurado pelo site Snopes
Em 10 de maio de 2024, a página do Facebook do USA Patriotism postou um meme alegando que o ator Vin Diesel fez uma doação anual de US$ 1 milhão para os Boy Scouts of America. O meme dizia: “Eagle Scout Vin Diesel faz doação anual de US$ 1 milhão para os escoteiros: ‘Não é mais a organização que conheço e amo'”.
O primeiro comentário na postagem do Facebook apresentava um link para um artigo em ntusnews.boonovel.com começando da seguinte forma:
Outros usuários compartilharam esse boato em postagens adicionais no Facebook . Um usuário popular do X chamado Mike Engleman (@RealHickory) também republicou a afirmação, recebendo mais de 724.000 visualizações.
O ex-nadador da Universidade de Kentucky, Riley Gaines, também publicou o boato. Gaines é conhecido por criticar uma decisão da NCAA que permitiu à nadadora da Universidade da Pensilvânia, Lia Thomas, que é uma mulher transexual, competir contra Gaines em um campeonato feminino.
No entanto, este item não era um relato factual de acontecimentos da vida real. O boato de que Diesel faria uma doação anual aos escoteiros originou-se em uma postagem de 9 de maio em uma página do Facebook associada à rede de sites de sátira e paródia da Última Linha de Defesa da América. De acordo com a descrição da página , “Nada nesta página é real”.
Esta história satírica parece ter sido inspirada em notícias recentes sobre os escoteiros. Em 7 de maio, a Associated Press informou que Roger Krone – o presidente e diretor executivo da organização – anunciou uma mudança de nome para Scouting America, entrando oficialmente em vigor em 2025. A AP informou que a mudança de nome fazia parte do esforço do grupo para focar na inclusão em na esteira de reclamações de abuso sexual e falência…
Veja a apuração completa no site Snopes