Falso: Vídeos manipulam imagens de famosos para promover medidor de glicose a laser ineficaz

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo com a imagem do ex-jogador de futebol e agora senador Romário de Souza Faria (PL) no qual ele supostamente divulga um medidor de glicose a laser chamado “GlicoMax”, atribuído à empresa Siemens Healthineers.  É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Diga adeus às dolorosas picadas no dedo para controlar seus níveis de açúcar. Com o GlicoMax™, você monitora sua glicose de forma saudável, prática e sem picadas (…)  Clique em Saiba Mais e experimente a precisão e a praticidade do Medidor a Laser GlicoMax™ Siemens”

O vídeo é falso e foi manipulado com inteligência artificial (IA) para parecer que Romário indicava o equipamento — uma tática conhecida como deepfake. O advogado do senador, Willer Tomaz, confirmou por telefone que o vídeo é falso e que medidas legais estão sendo tomadas contra os responsáveis pela propaganda fraudulenta. Além disso, o “medidor a laser” atribuído à empresa Siemens Healthineers não existe, conforme verificado no site da companhia…

Veja a apuração completa no site Lupa