Apurado pelo site Lupa
Um vídeo que circula nas redes sociais afirma que há um surto de virose se espalhando pelo país e que o governo federal estaria tentando “abafar a situação”. A gravação menciona que o surto começou em São Paulo e já teria avançado para o estado do Rio de Janeiro e cidades como Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). O vídeo também alega que hospitais estão lotados e que tendas foram montadas por voluntários para lidar com a crise de saúde pública. Falta Contexto.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Urgente o surto de virose avança pelo Brasil e governo tenta abafar a situação no litoral paulista. Deu lugar uma nova fase ainda mais alarmante, o surto de virose ultrapassou os limites de São Paulo e começou a se espalhar por outras capitais brasileiras (…) enquanto voluntários montam tendas emergenciais para atender o crescente número de infectados
Apesar do tom alarmista do vídeo que circula nas redes sociais, especialistas ouvidos pela Lupa esclarecem que viroses gastrointestinais são comuns durante o verão. Elas podem ocorrer simultaneamente em diferentes regiões do país, sem que haja necessariamente uma conexão direta por uma cadeia de transmissão…
Veja a apuração completa no site Lupa