Apurado pelo site Aos Fatos
Dados da prestação de contas eleitorais de Jair Bolsonaro (PL) não têm nenhuma relação com valores recebidos pelo ex-presidente em mobilização recente de apoiadores, como fazem crer publicações que circulam nas redes. As cifras que aparecem nas postagens são, na verdade, recursos recebidos pela campanha do ex-presidente na tentativa de reeleição em 2022. Esses dados são disponibilizados no site DivulgaCand, que reúne informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro de candidatura no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 2.500 compartilhamentos no Facebook até o início da tarde desta terça-feira (27) e circula em diversas versões no TikTok.
Um vídeo que circula nas redes sociais engana ao afirmar que os valores disponíveis no site DivulgaCand, que reúne informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro junto à Justiça Eleitoral e sobre suas contas eleitorais, sejam resultado das recentes doações feitas por apoiadores ao ex-presidente.
A cifra de R$ 125.048.393,02 corresponde, na verdade, ao total líquido de recursos recebidos pelo candidato do PL na tentativa de reeleição no pleito de 2022, sendo desse montante R$ 88.155.745,15 originários de pessoas físicas…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos