Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um post que contesta as eleições brasileiras de 2022 e denuncia uma suposta fraude nas urnas eletrônicas. O vídeo compartilhado é dividido em três partes e traz falas diversas que “provariam” a manipulação na eleição, como a de que os Estados Unidos interferiram no pleito daqui. É falso.
Circula nas redes sociais uma publicação que contesta as eleições presidenciais de 2022 e denuncia uma suposta fraude nas urnas eletrônicas. O vídeo compartilhado é dividido em três partes: na primeira, há uma fala do apresentador William Waack, da CNN, em que ele reforça que o Brasil elege seus dirigentes por meio de “urnas fraudulentas”; na segunda parte do vídeo, a legenda informa que uma juíza renomada sueca chamada Anna Ase confirmou que houve fraude nas eleições brasileiras de 2022; por último, uma mulher de sotaque de Portugal diz que os Estados Unidos interferiram no pleito daqui, por meio da CIA. Todas as informações são falsas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
William Waack reforça que o Brasil elege seus dirigentes por meio de urnas fraudulentas
O vídeo, de 18 de julho de 2022, foi retirado de contexto. Além disso, a fala de William Waack, que estava sendo irônico em seu discurso, não está completa. O apresentador da CNN estava fazendo uma análise sobre a atitude do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma reunião com embaixadores estrangeiros realizada em julho de 2022, no Palácio da Alvorada. Nesse encontro, transmitido pela TV Brasil, o ex-presidente colocou em dúvida a segurança do processo conduzido pelo TSE nas eleições…
Veja a apuração completa no site Lupa