Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que diversos veículos da imprensa brasileira tenham noticiado que a cloroquina seria eficaz contra a Covid-19, como sugere um vídeo que circula nas redes. A publicação usa oito trechos de reportagens que foram veiculadas em telejornais entre 2020 e 2022 e que não atestavam os benefícios do medicamento no tratamento da infecção. Dois vídeos, inclusive, afirmavam o contrário: que a cloroquina e a hidroxicloroquina não são eficazes contra a Covid-19.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulam mais de 82 mil compartilhamentos no Facebook, centenas de milhares de visualizações no TikTok e 1.500 curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (9).
Um compilado de reportagens antigas sobre o uso da cloroquina no combate à Covid-19 tem circulado nas redes para alegar que veículos de imprensa teriam atestado a eficácia do medicamento, o que é mentira.
A publicação viral reúne oito vídeos veiculados entre 2020 e 2022 em diversos telejornais; alguns deles, inclusive, desmentem que o remédio seria eficaz no tratamento da Covid-19. Leia abaixo sobre a origem e o contexto original de cada um dos trechos, na ordem em que foram editados para desinformar…