FALSO: Vídeo tira de contexto fala de ex-comandante do Exército para enganar sobre Plano Nacional de Defesa

Quem aparece nas imagens é o general Marco Antônio Freire Gomes, que deixou o comando em dezembro; ele falava sobre conflitos na América do Sul, e não sobre operação de lei e ordem no Brasil

Apurado pelo site Estadão Verifica

Está fora de contexto um vídeo que viralizou nas redes sociais com uma fala do general Marco Antônio Freire Gomes, do Exército Brasileiro, sobre projetos estratégicos na área de Defesa durante uma audiência pública no Congresso Nacional. O vídeo é do dia 6 de julho do ano passado, quando Freire Gomes era o comandante do Exército. Atualmente, quem comanda a instituição é o general Júlio Cesar de Arruda, que assumiu o posto em 30 de dezembro de 2022 e que não aparece nas imagens. Um trecho do vídeo foi compartilhado no Facebook com uma legenda que insinua que a fala do militar dizia respeito a cobranças por garantir a lei e a ordem no atual momento do Brasil, o que não é verdade.

A fala de Freire Gomes ocorreu durante uma reunião convocada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE) do Senado, com a presença do então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e dos representantes das Força Armadas na época: almirante Almir Garnier Santos (Marinha), Freire Gomes (Exército), e tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior (Aeronáutica). Audiências como aquela ocorrem anualmente, de acordo com o Regimento Interno do Senado, para que o ministro da Defesa preste informações sobre a pasta. ..

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica