FALSO: Vídeo sobre homicídios na Aldeia Indígena de Serrinha é antigo e não foi gravado na Amazônia

Post mostra uma indígena relatando assassinatos provocados por um cacique em uma aldeia chamada Serrinha. O texto que acompanha a publicação diz que o caso ocorreu na Amazônia e culpa o governo Lula. É falso. O vídeo foi gravado no Rio Grande do Sul, em 2021, durante o governo Bolsonaro.

Apurado pelo site Lupa

Vídeo mostra o relato desesperado de uma indígena sobre mortes que estariam acontecendo em uma aldeia chamada Serrinha. Texto que acompanha a postagem diz que o caso ocorreu na Amazônia e que um cacique recebeu dinheiro para matar seu próprio povo. O post também culpa o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela situação. É falso. 

O vídeo é antigo e foi gravado em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A aldeia da Serrinha não está localizada na Amazônia, mas no Rio Grande do Sul. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

ESPALHEM ESSE VÍDEO PARA QUE TODOS SAIBAM O QUE O LULA ESTÁ MANDANDO FAZER NA AMAZONIA.Cacique Marciano da Aldeia Indigena de Serrinha recebeu proprina para matar os próprios Indios que não saírem das terras que o Desgoverno Lula quer entregar aos estrangeiros, segundo a denucia dessa Senhora da Tribo varias pessoas já foram Assassinadas na Região.

O vídeo circula fora de seu contexto original. O registro foi gravado e divulgado pela indígena Vãngri Kaingang em 16 de outubro de 2021, na Reserva Indígena Serrinha, localizada entre os municípios de Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho e Constantina, região Norte do Rio Grande do Sul. Na ocasião, Vãngri denunciava o cacique Marciano Inacio Claudino por assassinar indígenas que eram contrários ao arrendamento ilegal de terras para plantio de soja. Duas pessoas foram mortas…

Veja a apuração completa no site Lupa