FALSO: Vídeo sobre confronto na fronteira entre Brasil e Venezuela é de 2019, não atual

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que oficiais do Exército brasileiro foram atacados por membros do Exército venezuelano durante conflito recente na fronteira entre os dois países, como alegam publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação é um trecho de uma reportagem da GloboNews de 2019 que noticia um conflito ocorrido em território brasileiro entre manifestantes venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana, que tentava impedir a chegada de ajuda humanitária.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 3.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (19). O conteúdo circula também no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).

Publicações que circulam nas redes têm compartilhado como se fosse recente um trecho de uma reportagem veiculada em fevereiro de 2019 pela GloboNews sobre um conflito ocorrido entre manifestantes venezuelanos e a Guarda Nacional Bolivariana em território brasileiro. Na ocasião, militares do país vizinho tentavam impedir a chegada de ajuda humanitária.

No vídeo compartilhado pelas peças de desinformação, o coronel do Exército brasileiro José Jacaúna afirma que membros da Guarda Nacional Bolivariana atiraram bombas de gás lacrimogêneo e dispararam tiros em território brasileiro contra civis de seu país instalados em Pacaraima (RR), que lançaram pedras e coquetéis molotov contra uma base militar venezuelana…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos