Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Um vídeo viral no Facebook afirma que, em setembro de 2023, um suposto cientista criou o ácido mais forte e corrosivo do mundo e que poderá matar pessoas no próximo ano.
Porém, esse conteúdo que provoca pânico nas redes é falso. A peça usa a foto de um homem como suposto criador do produto químico, mas na realidade trata-se de um médico nova-iorquino, especialista em gastroenterologia, que não fez nenhuma descoberta desse tipo.
A publicação contém um vídeo de pouco mais de um minuto, em que um narrador conta a história de um cientista dos Estados Unidos, chamado David Yorgonzin, credenciado pela Universidade de Maryland e que teria criado “o ácido mais forte” em setembro de 2023. e corrosivo possível.”
Segundo a voz do vídeo, o ácido resultante era tão poderoso que destruiu tudo no laboratório e a suposta fórmula do superácido foi roubada após o incidente.
O carretel foi publicado pela página do Facebook ‘ Prohibidocombo ’, com 116 mil seguidores e no momento desta verificação já conta com mais de 13.700 ‘curtidas’, 2.900 compartilhamentos e 145 comentários como estes: “O que vai acontecer se cair nas mãos de terroristas?” (sic). “O homem será eliminado pela sua própria ciência, amém 🙏” (sic). “DÁ OS INCÊNDIOS EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO” (sic). “Por brincar de Deus agora nas mãos erradas” (sic)…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴