Apurado pelo site Aos Fatos
Um vídeo que mostra uma balsa desgovernada carregada com toras de madeira não retrata o desmatamento da Floresta Amazônica no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como alegam publicações nas redes sociais. O registro é de 2018, ano em que o Brasil era governado por Michel Temer (MDB), e não há informações sobre a origem da madeira.
Publicações que compartilham o vídeo fora de contexto acumulavam 3.200 visualizações no Kwai e no TikTok, além de centenas de compartilhamentos no Facebook e curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (12). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance os conteúdos (fale com a Fátima).
É de novembro de 2018, não atual, como fazem crer publicações nas redes sociais, um vídeo que mostra uma balsa desgovernada carregada com toras de madeira. O incidente aconteceu no município paraense de São Domingos do Capim e foi noticiado pelo Bom Dia Pará, da TV Liberal, afiliada da Globo. Em nota ao Aos Fatos, o Ibama afirmou que não há informações sobre a origem da madeira e a Capitania dos Portos, na época, disse que não recebeu denúncias.
No vídeo, a balsa perde a navegabilidade, passa próximo à orla da cidade, e empurra outros barcos ao redor. Uma casa ribeirinha quase é atingida pela embarcação…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos