Publicações que circulam nas redes sociais afirmam que Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes foram xingados quando saíam de um restaurante em Brasília. A informação é falsa. O episódio aconteceu na Faculdade de Direito da USP, em 2016. Na época, Alckmin era governador de São Paulo e Moraes, secretário de Segurança do estado.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), sendo hostilizados por um grupo de pessoas. Postagens que acompanham a gravação afirmam que eles estariam saindo de um restaurante em Brasília, sugerindo que o episódio tenha acontecido recentemente. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes juntos em restaurante são quase linchados em Brasília”
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo compartilhado é de 2016 e não aconteceu em Brasília. Conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo, Geraldo Alckmin e Alexandre Moraes estavam saindo de um evento da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) quando foram hostilizados por um grupo de estudantes que protestavam contra supostos desvios de merenda escolar e contra mortes causadas por policiais militares. O vídeo original foi gravado pela rede TVT em 23 de fevereiro de 2016.
..