Falso: Vídeo não prova fraude nas eleições de 2014; manipulação não existe

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma mulher faz diversas acusações de uma suposta fraude nas eleições de 2014. Alega que os resultados das urnas podem ser alterados por meio da internet e que a Justiça Eleitoral poderia manipular os votos por meio de um programa chamado ‘inserator’. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Estamos diante de um processo que pode eleger qualquer um. Porque nós não conseguimos saber se aquele que foi eleito realmente teve aquela quantidade de votos ou se aquele que perdeu foi por vontade do eleitor

As urnas eletrônicas passam por um rigoroso teste de integridade que analisa possíveis vulnerabilidades, seguindo protocolos de segurança. Esse trabalho começa bem antes das eleições, com testes públicos que avaliam o funcionamento dos softwares de votação, os componentes físicos da urna e os sistemas utilizados para transmitir os resultados de mais de 490 mil seções à Justiça Eleitoral. Desde que as urnas eletrônicas foram adotadas, nas eleições de 1996, não se registram casos de fraudes eleitorais envolvendo a captação ou totalização de votos, diz o TSE…

Veja a apuração completa no site Lupa