Falso: Vídeo não mostra OEA rejeitando reeleição de Maduro

Apurado pelo site Aos Fatos

Um vídeo da votação de uma resolução sobre as eleições venezuelanas na Assembleia Nacional do Equador tem sido compartilhado como se mostrasse uma decisão da OEA (Organização dos Estado Americanos) para rejeitar a reeleição do ditador Nicolás Maduro na Venezuela, o que é falso. Até agora, o conselho da organização não aprovou nenhuma resolução sobre as eleições venezuelanas.

A gravação está sendo compartilhada com legenda enganosa e já atingiu centenas de compartilhamentos no X e no Facebook até esta quinta-feira (8).

É falso que a OEA, em votação, rejeitou o resultado das eleições na Venezuela. Em 31 de julho, o conselho permanente da organização se reuniu para votar uma resolução que pedia transparência nas eleições venezuelanas, mas ela foi rejeitada. Nas redes, um vídeo que mostra o Parlamento do Equador votando sobre o tema tem sido compartilhado como se mostrasse uma decisão da OEA, o que é falso.

O Brasil se absteve na votação da OEA. Em nota conjunta assinada com Colômbia e México, pediu a divulgação das atas oficiais da eleição. A OEA está discutindo nova resolução sobre as eleições venezuelanas, mas ela não foi a voto.

Publicações nas redes sociais usam vídeo gravado em 30 de julho na Assembleia Nacional do Equador como se ele mostrasse a posição da OEA sobre a reeleição de Maduro. Na ocasião, os parlamentares equatorianos aprovaram resolução que rejeitou, por 78 votos a favor e 34 contrários, o resultado das eleições venezuelanas…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos