Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostrando diversas pessoas em parapentes registra o momento em que militantes do grupo extremista Hamas invadiram uma festa em Israel no último sábado (7). Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que as cenas foram gravadas no Cairo, capital do Egito, e circulam nas redes ao menos desde 27 de setembro.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 150 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (9). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes têm compartilhado como se fosse um registro de um atentado realizado pelo Hamas a Israel no último sábado (7) um vídeo que mostra dezenas de pessoas voando em parapentes. Aos Fatos identificou que as imagens circulam ao menos desde o dia 27 de setembro deste ano no TikTok e foram gravadas no Cairo, capital do Egito.
Ao fundo da cena mostrada no vídeo, é possível ver um edifício com a bandeira do Egito hasteada e os dizeres “Academia Militar” inscritos em árabe na fachada. A estrutura é a mesma da Academia Militar do Egito, sediada na capital do país. Em frente ao prédio, também aparece o brasão oficial da instituição…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos