Falso: Vídeo não mostra Macron abotoando blusa de Janja no G20

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo mostra o presidente francês Emmanuel Macron ajeitando o colarinho da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante a cúpula do G20. Registrada em março deste ano, a gravação retrata o momento em que Macron prende no blazer de Janja um broche da Ordem Nacional da Legião de Honra, honraria entregue pelo governo francês.

Publicações com o vídeo descontextualizado acumulam ao menos mil curtidas no Instagram até a tarde desta quinta-feira (21) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Publicações têm compartilhado de forma descontextualizada um vídeo que mostra Macron manuseando o colarinho da blusa de Janja. As peças de desinformação afirmam que a gravação teria sido feita durante a cúpula do G20, que ocorreu entre os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro, e mostraria uma cena íntima entre os dois. Isso não é verdade.

O vídeo foi registrado em março deste ano, quando Macron condecorou a primeira-dama como oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra, honraria do governo francês que reconhece méritos militares ou civis. Na cena, o presidente francês colocava um broche no blazer de Janja (veja abaixo).

A premiação foi concedida à primeira-dama durante uma visita do presidente francês ao Brasil. Na mesma ocasião, Macron foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, maior honraria entregue pelo governo brasileiro (representada pela medalha que aparece na foto acima).

Esta não é a primeira vez que Janja é alvo de peças de desinformação que sugerem que estaria traindo Lula. Em fevereiro do ano passado, circulou nas redes uma montagem que supostamente mostraria o presidente americano Joe Biden assediando a primeira-dama…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos