Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Uma gravação no X, antigo Twitter, supostamente mostra a tortura infligida pelo governo venezuelano a cinco homens que protestaram contra os recentes resultados das eleições presidenciais do país. No entanto, isso é falso.
O vídeo de 40 segundos mostra um fragmento do filme “ Simón ”, do cineasta Diego Vicentini, que estreou em setembro de 2023 e foi indicado ao prêmio Goya 2024. Embora seja ficção, foram utilizados depoimentos de vítimas de tortura durante os protestos de 2017 na Venezuela. .
“ A comunidade internacional deve intervir, agora! É isto que os jovens venezuelanos estão a sofrer nas mãos do infame Maduro, não podem nem devem deixar os venezuelanos em paz, por favor intervenham!”, refere a publicação que desinforma e acumula mil partilhas e “likes”, assim como mais de 23 mil visualizações no X.
Esta desinformação também foi divulgada pela senadora colombiana María Fernanda Cabal na sua conta X, embora numa publicação posterior ela tenha reconhecido que se tratava do filme “ Simón ” e posteriormente tenha apagado a sua publicação.
..
Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽