Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um vídeo mostra o exército da Venezuela invadindo o território brasileiro. As peças desinformativas compartilham o registro de um exercício militar das forças venezuelanas ocorrido entre a última quarta (22) e esta quinta-feira (23) na fronteira entre os dois países.
As publicações enganosas acumulavam 54 mil curtidas no Instagram, cerca de 40 mil visualizações no TikTok e mais de 4.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quinta-feira (23). As peças também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
O vídeo de um treinamento militar realizado pelas forças venezuelanas na fronteira com o Brasil, em Pacaraima (RR), tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse uma suposta invasão do território brasileiro.
O exercício teve início na última quarta-feira (22), quando a Venezuela fechou temporariamente a fronteira. A operação “Escudo Bolivariano 2025” inclui o uso de blindados e a mobilização de diversas tropas. A divisa foi reaberta cerca de 12 horas depois, na manhã desta quinta (23).
Em nota, o Itamaraty informou que a circulação foi restringida “por decisão unilateral das autoridades venezuelanas” como medida de segurança, devido a exercícios militares rotineiros. O ministério também afirmou que o treinamento deve continuar nesta quinta (23).
Esta é a segunda vez que a fronteira é fechada desde o dia 10 de janeiro, quando Nicolás Maduro tomou posse em seu terceiro mandato como presidente da Venezuela…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos