Falso: Vídeo não mostra encenação com vítimas da Mpox, mas mortos em conflito no Congo

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que um vídeo simula um funeral de vítimas da Mpox com o intuito de criar pânico sobre a doença, como alegam legendas conspiratórias em posts enganosos nas redes. O vídeo, na verdade, mostra um funeral coletivo de vítimas da guerra civil na República Democrática do Congo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (13) e circulam também no TikTok.

Circulam nas redes publicações enganosas sobre um vídeo que mostra pessoas vestidas em trajes de isolamento sanitário carregando caixões. Os posts afirmam que o vídeo encena mortes causadas pela Mpox na África, e que o objetivo seria espalhar “propaganda do medo estilo China”.

Mas os posts conspiratórios são falsos. Omitem que o vídeo original mostra o velório de mortos de uma guerra civil na República Democrática do Congo. A China tampouco é mencionada na gravação.

Em uma busca reversa de imagens, o Aos Fatos identificou que as imagens foram gravadas no Estádio de l’Únité, na República Democrática do Congo, no dia 2 de setembro deste ano. O registro mostra um funeral coletivo de vítimas de um conflito entre as Forças Armadas do país e grupos rebeldes. Ao menos 200 pessoas foram veladas na cidade de Goma, ao leste do país…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos