Apurado pelo site UOL Confere
Posts nas redes sociais enganam ao compartilhar um vídeo que supostamente mostra pessoas comemorando a renúncia de Justin Trudeau ao cargo de primeiro-ministro do Canadá.
As imagens retratam torcedores ingleses festejando a vitória de sua seleção sobre o País de Gales na Eurocopa-2016. Uma montagem leva a crer que as pessoas estão assistindo ao pronunciamento de Trudeau, e não à partida, em um telão.
“Canadá: Reação ao vivo à renúncia de Justin Trudeau:”, diz o texto da publicação.
Abaixo, um vídeo traz dezenas de pessoas assistindo atentamente a um telão, que supostamente está transmitindo o discurso de Trudeau. Assim que o premiê anuncia sua renúncia, há uma grande comemoração no local.
Vídeo mostra comemoração de torcedores ingleses. Por meio de uma busca reversa (aqui), nota-se que as imagens originais foram gravadas em 16 de junho de 2016 – portanto, bem antes da renúncia de Trudeau, no último dia 6. As cenas mostram a reação dos torcedores ingleses ao gol de Daniel Sturridge, marcado aos 47 minutos do segundo tempo e que selou a vitória de virada por 2 a 1 da Inglaterra sobre o País de Gales. O jogo, disputado em Lens (FRA), foi válido pela segunda rodada do grupo B da Eurocopa-2016 (aqui).
Cenas foram gravadas na Inglaterra. As imagens foram captadas no estádio Ashton Gate, em Bristol (aqui e abaixo). No vídeo postado pelos posts enganosos, é possível ver duas bandeiras inglesas próximas ao telão, sem haver qualquer referência ao Canadá em todo o local. Em uma busca pelo perfil oficial da arena no Instagram (aqui), uma foto de fevereiro de 2020 mostra exatamente o mesmo local de um ângulo parecido com o do vídeo (aqui e abaixo, em inglês)…
Veja a apuração completa no site UOL Confere