Falso: Vídeo não mostra cântico de louvor a Lúcifer durante cerimônia no Vaticano

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que um vídeo mostra religiosos em cerimônia no Vaticano louvando Lúcifer e afirmando que Jesus Cristo é filho do diabo, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação distorcem o sentido de um cântico em latim: a palavra lúcifer, na realidade, significa “estrela da manhã” , e não é uma referência à entidade demoníaca. Além disso, o religioso afirma na cerimônia que Jesus Cristo é filho de Deus, e não do diabo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,3 milhão de visualizações no TikTok e 18 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (6).

Publicações nas redes enganam ao alegar que um vídeo gravado no Vaticano mostra religiosos homenageando Lúcifer com um cântico que afirma que o diabo é pai de Jesus Cristo e jamais será derrotado. Embora Aos Fatos não tenha encontrado a gravação original, o trecho compartilhado nas redes é um registro da proclamação de Páscoa “Exultet, Praeconium Paschale”, que não faz qualquer referência à entidade demoníaca.

Escrita com letra minúscula, a palavra “lúcifer” que aparece na letra da canção significa “aquele que traz a luz” ou “estrela da manhã”…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos