Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que os vídeos de protestos de brasileiros em Nova York, reunidos em uma montagem difundida em posts nas redes, tenham sido gravados durante o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em fevereiro de 2023. Na realidade, os registros são de manifestações contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e contra o ex-presidente Michel Temer (MDB) em novembro de 2022, quando estiveram na cidade para uma conferência.
Publicações com as atribuições enganosas somavam 1.400 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (14)
Circula nas redes sociais uma montagem que atribui falsamente vídeos de protestos contra ministros do STF e o ex-presidente Michel Temer, em Nova York, em novembro de 2022, ao encontro de Lula com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, na última sexta-feira (10).
O primeiro vídeo que compõe a montagem mostra a chegada de Lula à Blair House, conhecida como a casa de hóspedes do presidente norte-americano, onde o mandatário ficou hospedado, em 9 de fevereiro. No registro, é possível ouvir somente gritos de “presidente” por parte das pessoas que aguardavam a chegada de Lula. No dia seguinte, um grupo pequeno de pessoas protestou contra e a favor do petista, mas as manifestações não estão na montagem…