Apurado pelo site UOL Confere
Um vídeo que circula nas redes sociais não mostra homens do grupo radical islâmico Hamas descendo de parapentes durante a invasão a Israel no último sábado. As imagens foram gravadas no Egito, e não têm relação com o conflito.
O post utiliza informações verdadeiras com vídeo não relacionado ao fato.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
A publicação usa um vídeo em que é possível ver diversos paraquedas no ar e afirma falsamente que a localização seria na região de Israel e Palestina;
Sobreposto às imagens está escrito: “Terroristas do Hamas descem de parapente em rave e matam 260 pessoas em Israel”.
As imagens não foram gravadas em Israel, mas no Egito. Ao fundo, é possível identificar o prédio da Academia Militar do Cairo (veja aqui), com o escudo das Forças Armadas egípcias (veja aqui). A gravação não tem relação com o conflito entre Israel e o Hamas.
A desinformação de que se trataria de homens do Hamas em Israel foi desmentida por agências de checagens de diversos países. Na Índia, pelo The Quint (aqui) e pelo Boom (aqui), na Alemanha pelo Correctiv (aqui), na Espanha pelo Newtral (aqui), nos Estados Unidos pela Associated Press (aqui).
..
Veja a apuração completa no site UOL Confere