Falso: Vídeo mostra nadadora batendo recorde, e não idosa fugindo de Cuba para os Estados Unidos

Apurado pelo site Aos Fatos

É falso que uma idosa tenha nadado 174 quilômetros durante 54 horas para fugir de Cuba em direção aos Estados Unidos, como fazem crer publicações nas redes. O vídeo compartilhado pelas peças de desinformação foi gravado em 2013 e mostra o momento em que a atleta americana Diana Nyad, na época com 64 anos, tornou-se a primeira pessoa a realizar a travessia sem o auxílio de uma proteção contra tubarões.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 2,6 milhões de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (2), além de 5.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook. A peça de desinformação também circula no Telegram e no WhatsApp (fale com a Fátima).

Um vídeo de 2013 que mostra a americana Diana Nyad completando a nado a travessia entre Cuba e Estados Unidos tem sido compartilhado fora de contexto para alegar que ela seria uma imigrante fugindo da ilha caribenha. A atleta, à época com 64 anos, tornou-se a primeira a realizar a travessia sem o auxílio de jaulas de proteção contra tubarões…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos