FALSO: Vídeo mostra gado morto por vacinas COVID-19.

Apurado pelo site Politifact 🇺🇸

Um vídeo que mostra um campo de gado, alguns dos quais parecem mortos, é antigo e não foi filmado nos Estados Unidos. Mas uma postagem recente nas redes sociais sugere o contrário. 

“O gado morre em 24 horas após a vacina de mRNA CV19 patrocinada pelo governo”, diz um narrador no vídeo compartilhado em 4 de junho no Instagram. Ele então conectou a cena aos filantropos George Soros e Bill Gates, à Casa Branca e ao Dr. Anthony Fauci, ex-diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

 “Diz-se que a vacina promovida por bilionários e farmacêuticos previne o coronavírus no gado, mas o resultado deste lote de teste de bovinos não saiu como planejado”, disse o vídeo. “Surpreendentemente, as assessorias de imprensa da Casa Branca, Bill Gates, Fauci e Soros não estão retornando as ligações. As autoridades do Texas imediatamente divulgaram uma declaração – eles não vacinarão vacas sob nenhum plano de vacinação experimental do governo ou se forem pressionados a fazê-lo por lei .”

As palavras “notícias de última hora” aparecem na parte inferior do vídeo, onde também aparece a imagem de um homem usando um chapéu de cowboy. Ele é rotulado como “Johnny G Texas” e a história é anunciada como “exclusiva”…

Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸